Desapego

DESAPEGO

 

Às vezes me pergunto o que é o desapego, mas fico inquieto mais ainda quando me sinto apegado a algo ou alguém.

Mas, uma pergunta se faz necessária, o que praticamos no cotidiano da vida, o apego ou o amor?

Certamente alguém diria que pratica o amor. Eu mesmo se fosse há algum tempo diria também com todas as letras que praticava o amor. Mas existe um problema, apego e amor são a mesma coisa? Vamos ver.

O apego está ligado ao sentimento de afeição, de simpatia por alguém ou alguma coisa: apego excessivo à honrarias. Ou seja, uma pessoa apegada ela geralmente está presa a algo ou a alguém, a um status, a uma instituição, nem sempre porque a ama de verdade, mas porque, geralmente, se sente dono ou dona daquilo que possui.

Uma pessoa apegada sofre bastante por não saber lhe dar com a arte do desapego, eu particularmente passei por isso e às vezes ainda passo por momentos de sofrimento por ter de praticar o desapego. Quando somos apegados a algo nos sentimos donos inseparáveis das coisas ou das pessoas e, aí está a porta do sofrimento, porque na realidade nós sabemos e o nosso interior entra em conflito por causa disso, que não somos donos de nada, nem da nossa própria vida, segundo a nossa crença cristã a nossa vida é do mestre Jesus. A depressão, o suicídio, o medo, a angustia e a falta de animo está ligado muitas vezes a perdas que temos na vida como por exemplo, a morte de alguém que amamos, o emprego que perdemos, a mudança de vida, os bens que tínhamos, enfim uma série de coisas que nos aprisionou por bastante tempo e quando tivemos de nos separar delas, caímos no sofrimento e na dor que sempre inquieta lá dentro do nosso coraçãozinho ferido por causa do apego e da perda. Mas para superamos tudo isso precisamos exercitarmos a arte de sabermos lhe dar com as coisas que temos à nossa disposição. Então vamos ver o que é o amor.

Há várias definições de amor, mas eu gostaria que falássemos do amor de proposto por Jesus, o ágape. Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. A expressão ágape foi usada em muitas passagens bíblicas, o termo também foi usado na filosofia e pelos escritores cristãos para reafirmarem em que consiste o amor de Deus. O Papa Bento XVI também utiliza o ágape, em sua encíclica “Deus caritas est”, lembrando que o amor oblativo é aquele que procura o bem e a paz para todos os seres humanos.

Então em que consiste o amor? O amor consiste na liberdade de viver sabendo lhe dar com aquilo que possuímos seja muito ou pouco. Amor significa caridade livre, o apego pode lhe prender, certamente, o amor lhe garante a liberdade de estar em sintonia você estando longe ou perto. Foi o que aconteceu com o mestre Jesus, ele poderia escolher a partir da sua humanidade a não doar a própria vida, mas quis nos deixar a lição do desapego para que pudéssemos entender que o amor vale mais, Ele entregou a própria vida por amor às pessoas e por desapego a qualquer situação de mundo. Aprender de Jesus não é fácil, certamente você diria, “Jesus é Jesus, eu sou eu” e daria uma série de argumentos para provar sua “humanidade”, mas eu somente diária o seguinte: o desapego de Jesus estava na sua humanidade. Quando entendemos que somos humanos e reconhecemos nossas limitações, entendemos também que podemos melhorar e somos gente que caminha em busca de superação, mesmo quando o inconsciente diz não, o intelecto, em determinadas situações deve dizer sim, caso estejamos em sã consciência da nossa condição.

Para finalizar amigo, gostaria dizer o seguinte. Eu, você e tantos outros, estamos no mesmo caminho em busca de sermos pessoas melhores e se conhecer a cada dia. Entender os sentimentos e a prender a diferencia-lo um do outro é uma boa ideia, melhor ainda é saber lhe dar com eles.

Por tanto, apego é prisão, geralmente; desapego é amor, quase sempre…

*Enielmo Ehanis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s